Sustentabilidade

Para a Mar & Terra, sustentabilidade é um conjunto de valores, expressos em estratégias e ações que garantam a longevidade da empresa. Como a realidade do mundo corporativo é cada vez mais complexa, exige uma visão ampla e inovadora e o desenvolvimento de novas competências que a sustentem.

A Mar & Terra encara a sustentabilidade como um caminho, um processo contínuo de evolução dos negócios e das pessoas, que busca promover consciência, saúde, bem-estar e lucros. Em resumo, pretende construir um negócio que seja bom para todas as partes envolvidas.

A Mar & Terra já nasceu com a visão e o  propósito de trilhar esse caminho. Parte intrínsica e fundamental da estratégia do nosso negócio, sustentabilidade, na Mar & Terra, se baseia e organiza em torno de 6 eixos ou valores principais.

Tanque da fazenda em Itaporã
Orientações ténicas na fábrica
Cuidado processo de retirada de espinhas

Espécies de Peixes Cultivadas

PintadoPintado
Pseudoplatystoma spp
PacuPacu
Piaractus mesopotamicus
TilápiaTilápia
Oreochromis niloticus
PirarucuPirarucu
Arapaima gigas
TambaquiTambaqui
Colossoma macropomum

Conheça nossos produtos

Compromisso com a qualidade

Garantir a máxima segurança alimentar em todas as etapas da reprodução, cultivo, processamento, transporte e comercialização dos peixes cultivados pela Mar & Terra ou seus produtores integrados, promovendo, assim, a total satisfação dos clientes é o valor número 1 da Mar & Terra.

- Realiza testes microbiológicos em amostras de todos os cortes.

- Análises de Off-Flavor. São realizadas duas avaliações de sabor, odor e aparência, uma ainda na Fazenda, antes de chegar ao frigorífico, e outra imediatamente antes do abate, para identificar textura, coloração ou sabor indesejável.

- Sistema de HACCP, incluindo os 18 novos elementos que foram incorporados na última revisão realizada pelo Ministério da Agricultura que ocorreu em Novembro de 2009. Dentre eles estão: manutenção preventiva de equipamentos e instalações, programa procedimento padrão de higiene operacional e treinamento operacional. Todos os parceiros que produzem para a Mar & Terra e também o Laboratório de Alevinos estão em processo final de implantação do HACCP.

- Rastreabilidade total. Uma série de procedimentos garante a rastreabilidade do pescado durante todo o processo produtivo, desde a produção do alevino até a chegada à gôndola do supermercado.

- Departamento de Qualidade. Uma equipe é responsável pelo trabalho do controle de qualidade no processamento. Os colaboradores recebem treinamentos mensais em sala e diariamente na área de processamento que incluem orientações sobre o tipo de corte, embalagem, frescor, tempo de entrega, higiene pessoal e de utensílios.

Desenvolvendo Novas Tecnologias

A Mar & Terra investe continuamente em pesquisa e desenvolvimento, buscando desenvolver novas tecnologias que garantam um melhor custo-benefício para a empresa, para a sociedade e o meio-ambiente.

- Possui um laboratório de reprodução. A vantagem de um laboratório de reprodução é o aumento da oferta de alevinos (sementes), já que a eficiência (sobrevivência) nessas unidades é muito maior do que na natureza. De um peixe consegue-se tirar em média 50 mil alevinos. Aumentando a oferta de alevinos, que é o primeiro elo da cadeia produtiva, você aumenta as chances de produção de um pescado de qualidade durante o ano inteiro. Assim, contribui-se para diminuir a pressão sobre os estoques naturais de pescado que vêm sofrendo uma diminuição dia após dia, afetados por vários fatores, dentre eles a pesca predatória.

- Investe na rastreabilidade e no melhoramento genético dos peixes produzidos. Todas as matrizes são identificadas com microchips e há um programa de melhoramento genético em desenvolvimento. Aos poucos a Mar & Terra está formando o seu próprio plantel de reprodutores melhorados, permitindo assim melhor eficiência do processo produtivo.

- Desenvolve dietas mais balanceadas e por fase de produção. Os peixes em diferentes fases, alevinos, juvenil e em terminação comem rações diferentes. Isso permite diminuir a conversão alimentar (capacidade dele transformar o alimento em tecido, músculo, sangue, órgãos) e quanto menor a conversão, maior a eficiência. Buscamos utilizar ingredientes mais digestíveis, para maximizar o crescimento, diminuir custos e diminuir os resíduos eliminados na água. Os peixes também ficam menos suscetíveis a doenças e menos dependentes de medicamentos. Melhorando a ração, melhora-se o crescimento, diminui-se o tempo de engorda, diminui-se o impacto do seu efluente no ambiente natural, tudo isso aliado a um melhor resultado econômico.

- Desenvolvimento de técnicas alternativas para o controle de enfermidades. Desde 2007, passamos a identificar e caracterizar bactérias benéficas do peixe com potencial probiótico, com objetivo de melhorar a flora intestinal dos animais, melhorando a resistência a doenças. Além disso, estamos com vacinas em desenvolvimento. Tantos as vacinas, como os probióticos, irão garantir melhor saúde dos peixes e, consequentemente, minimizar o uso de medicamentos e mortalidades.

Cuidando da nossa gente

A Mar & Terra não se limita a respeitar os direitos dos trabalhadores, consolidados na legislação trabalhista, mas vai além e investe no desenvolvimento pessoal e profissional de seus empregados, na melhoria das condições de trabalho e na construção de uma cultura de diálogo.

- Programa de Participação nos Lucros e Resultados. O Programa de Participação nos Lucros e Resultados incentiva a auto-responsabilidade, transparência e produtividade dos seus funcionários. O Programa de Participação nos Lucros e Resultados tem sido um estímulo importante para as equipes e os funcionários, individualmente. Cada equipe tem suas metas, avaliadas mensalmente e pagas a cada semestre. Isso significa a possibilidade de 12% ao mês a mais sobre o valor do salário, dos quais 11% são atribuídos a metas coletivas (5 metas por equipe que variam de acordo com cada departamento) e 1% a metas individuais (para o colaborador que não tiver nenhuma suspensão). Uma planilha é disponibilizada mensalmente no mural, para que os colaboradores possam acompanhar sua performance. Há também uma reunião mensal com o gerente de cada área para discutirem porque as metas foram ou não atingidas e o que precisa ser modificado ou reforçado. Ao final do semestre o colaborador já sabe qual o percentual que tem a receber.

Gerando Valor para a Comunidade

Localizada no Município de Itaporã, MS, município com 18.305 habitantes, a Mar&Terra contribui ativamente para o desenvolvimento local. Maior empregador da cidade, dá prioridade de contratação para moradores e realiza 70% das suas compras na região de Dourados. Incentiva o voluntariado e respeita os costumes e cultura locais.

Parcerias ganha-ganha com nossos fornecedores

A Mar & Terra investe na construção de uma cultura de diálogo com seus fornecedores e parceiros. Fornece assistência técnica, inclui critérios sociais e ambientais em seus contratos e ajuda a incrementar a renda de pequenos produtores.

Considera aspectos sociais e ambientais nas relações com fornecedores. Atualmente a Mar & Terra tem 10 produtores de pintado terceirizados no estado do Mato Grosso do Sul e 27 produtores de pirarucu e tambaqui no estado de Rondônia. A empresa articula o fornecimento de alevinos e reção junto aos fornecedores para que os parceiros produtores façam a aquisição desses insumos a preços competitivos. Nos contratos existem cláusulas sociais, proibindo o trabalho escravo e infantil. Todos têm assistência técnica gratuita, treinamento e assessoria administrativa, para orientá-los sobre a gestão eficiente da propriedade. Um manual de orientação técnica, incluindo critérios ambientais e sociais,foi desenvolvido e a cada 6 meses os produtores são auditados. A Mar & Terra tem como valor central no relacionamento com seus terceirizados a transparência. Um técnico faz visitas de acompanhamento a todos os produtores, e a cada fechamento demonstra a rentabilidade do produto e orienta sobre erros. Buscamos acompanhar e conscientizar, para nós não é somente uma relação de compra e venda, afirma Weberton José de Mello, Gerente de Logística e Suprimentos.

Respeito com o Meio-Ambiente

A piscicultura vem ganhando importância na cadeia de alimentos, e é hoje, responsável por quase um terço do peixe consumido mundialmente e a demanda por pescados aumenta diariamente. Cresce também a preocupação com os impactos socioambientais negativos que esta atividade pode causar.  A Mar & Terra busca minimizar os principais impactos sociais e ambientais associados à piscicultura, cuidando de aspectos como efluentes na água,transmissão de doenças, controle de predadores, origem dos ingredientes da ração e destinação de resíduos.

Mapa do site